profile

Peperômia Urbana

[A COPA DA CONSCIÊNCIA] Ep 2: Vencedores e Perdedores


Esta foi uma daquelas coisas que, depois que a gente vê, fica óbvia. Mas até a gente ver é uma grande incógnita.

Eu passei anos me perguntando: qual é a raiz disso?

Porque é em cima como é embaixo, é no micro como é no macro. Afinal, esse é um dos princípios herméticos universais.

Então os problemas que a gente experimenta globalmente - no meio ambiente, com a natureza - os problemas sociais e políticos, e os problemas pessoais, inclusive em nossa saúde…

São todos em cima como embaixo, no micro como no macro.

Tudo que a gente chama de problema são na verdade sintomas de um só problema.

Quando eu entendi isso, ficou tudo tão óbvio…

O primeiro princípio da natureza é que a vida sempre cria condições propícias para a vida.

Na natureza, cai uma sementinha, nasce uma árvore.

A árvore dá flor. Vem a abelha, que poliniza, e a flor vira fruto, que alimenta o passarinho.

O passarinho come o fruto e semeia uma árvore semelhante lá no outro lado.

Todo mundo ganha.

E, sim, existe competição. Existe uma competição que é pequena dentro de uma grande cooperação.

Existe uma cooperação enorme e uma competição que deixa todo mundo mais saudável. Uma competição que faz uma cooperação em termos de fortalecimento das espécies.

E a gente entendeu tudo ao contrário.

O que Darwin disse, "Prosperam os que se adaptam melhor", a gente transformou na "sobrevivência do mais forte". Um erro de percepção.

Aí a gente criou sociedades, negócios, educação, tudo baseado na competição.

A gente chega a enxergar as coisas todas assim.

Como a Copa do Mundo: tem um campeão. Um só. No segundo lugar está o primeiro perdedor.

Um ganha, todos os outros perdem.

É exatamente o contrário da natureza!

A natureza é um sistema em que todo mundo ganha e às vezes alguns perdem, para que todos evoluam melhor. Para que todos continuem ganhando.

A gente inverteu: no nosso sistema, todos perdem e um ganha.

E aí estamos assim, tendo problemas em todos os níveis.

No nível pessoal a gente está sempre estressado, sempre com pressa, sempre com medo.

Ansiedade, depressão e burnout são "normais".

Tudo são sintomas de uma única crise: uma crise de percepção.

De perceber as coisas ao contrário da nossa Natureza.

De perceber as coisas ao contrário do que elas são.

A natureza não acontece "lá no verde". Não, ela acontece aí, dentro do seu corpo também.

Cada celulinha do seu corpo é da natureza. Porque cada molécula do seu corpo é emprestada da Terra.

Não estamos na natureza… Somos a natureza.

Vivemos sob as mesmas leis!

A vida sempre cria condições propícias para a vida.
Todo mundo ganha.

Mas a gente percebeu ao contrário. A gente enxerga o contrário.

A gente não enxerga o que está bem na nossa frente e conta uma história de que temos que competir o tempo todo.

É lógico que assim a gente entra em crise.


Reconectar com a nossa Natureza não é só ir ao jardim, não é só ir pra praia, não é só tomar banho de floresta.

Reconectar com a nossa Natureza é principalmente reconhecer essa Força que está aí dentro, essa Força da vida que está sempre contribuindo com a vida.

Essa Força que faz seu coração bater.

Reconectar com essa Força interna é o que gera calma e equilíbrio. Gera saúde.

Porque gera uma mente capaz de perceber as coisas mais alinhadas com o que elas são.

E gera criatividade. Isso é essencial.

Criatividade para criar uma vida melhor para nós mesmas, para nossa sociedade, para o nosso planeta.

Bora Plantar Luz!

Rua Pelotas 240, São Paulo, SP 04012000
Unsubscribe · Preferences

Peperômia Urbana

Bem Estar, Significado e Realização Pessoal. Aqui você encontra um guia de volta para a sua Natureza, seu desenvolvimento pessoal e espiritual. Faz da sua mente a sua melhor amiga, para realizar a vida de Felicidade, Saúde e Abundância que a Natureza nos fez para ter. - by Turi 🌻 | 🌳 Assine para fazer parte:

Share this page