Esta foi uma daquelas coisas que, depois que a gente vê, fica óbvia. Mas até a gente ver é uma grande incógnita.
Eu passei anos me perguntando: qual é a raiz disso?
Porque é em cima como é embaixo, é no micro como é no macro. Afinal, esse é um dos princípios herméticos universais.
Então os problemas que a gente experimenta globalmente - no meio ambiente, com a natureza - os problemas sociais e políticos, e os problemas pessoais, inclusive em nossa saúde…
São todos em cima como embaixo, no micro como no macro.
Tudo que a gente chama de problema são na verdade sintomas de um só problema.
Quando eu entendi isso, ficou tudo tão óbvio…
O primeiro princípio da natureza é que a vida sempre cria condições propícias para a vida.
Na natureza, cai uma sementinha, nasce uma árvore.
A árvore dá flor. Vem a abelha, que poliniza, e a flor vira fruto, que alimenta o passarinho.
O passarinho come o fruto e semeia uma árvore semelhante lá no outro lado.
Todo mundo ganha.
E, sim, existe competição. Existe uma competição que é pequena dentro de uma grande cooperação.
Existe uma cooperação enorme e uma competição que deixa todo mundo mais saudável. Uma competição que faz uma cooperação em termos de fortalecimento das espécies.
E a gente entendeu tudo ao contrário.
O que Darwin disse, "Prosperam os que se adaptam melhor", a gente transformou na "sobrevivência do mais forte". Um erro de percepção.
Aí a gente criou sociedades, negócios, educação, tudo baseado na competição.
A gente chega a enxergar as coisas todas assim.
Como a Copa do Mundo: tem um campeão. Um só. No segundo lugar está o primeiro perdedor.
Um ganha, todos os outros perdem.
É exatamente o contrário da natureza!
A natureza é um sistema em que todo mundo ganha e às vezes alguns perdem, para que todos evoluam melhor. Para que todos continuem ganhando.
A gente inverteu: no nosso sistema, todos perdem e um ganha.
E aí estamos assim, tendo problemas em todos os níveis.
No nível pessoal a gente está sempre estressado, sempre com pressa, sempre com medo.
Ansiedade, depressão e burnout são "normais".
Tudo são sintomas de uma única crise: uma crise de percepção.
De perceber as coisas ao contrário da nossa Natureza.
De perceber as coisas ao contrário do que elas são.
A natureza não acontece "lá no verde". Não, ela acontece aí, dentro do seu corpo também.
Cada celulinha do seu corpo é da natureza. Porque cada molécula do seu corpo é emprestada da Terra.
Não estamos na natureza… Somos a natureza.
Vivemos sob as mesmas leis!
A vida sempre cria condições propícias para a vida.
Todo mundo ganha.
Mas a gente percebeu ao contrário. A gente enxerga o contrário.
A gente não enxerga o que está bem na nossa frente e conta uma história de que temos que competir o tempo todo.
É lógico que assim a gente entra em crise.
Reconectar com a nossa Natureza não é só ir ao jardim, não é só ir pra praia, não é só tomar banho de floresta.
Reconectar com a nossa Natureza é principalmente reconhecer essa Força que está aí dentro, essa Força da vida que está sempre contribuindo com a vida.
Essa Força que faz seu coração bater.
Reconectar com essa Força interna é o que gera calma e equilíbrio. Gera saúde.
Porque gera uma mente capaz de perceber as coisas mais alinhadas com o que elas são.
E gera criatividade. Isso é essencial.
Criatividade para criar uma vida melhor para nós mesmas, para nossa sociedade, para o nosso planeta.
Bora Plantar Luz!