profile

Peperômia Urbana

Começa Amanhã


O que a gente vai ler aqui embaixo hoje são palavras da Professora de Ciências da Sustentabilidade Christine Wamsler, da Universidade de Lund, na Suécia:

A crise que temos no mundo hoje é uma crise de relacionamento.

Compreender a interseção entre a mente e as mudanças climáticas mostra que as crises de sustentabilidade estão intrinsecamente relacionadas à forma como nos relacionamos conosco mesmos, com os outros e com o meio ambiente.

Os seres humanos possuem a capacidade de estabelecer uma conexão consciente profunda conosco mesmos, com os outros e com a natureza.

Mas, em nosso panorama institucional e político atual, as qualidades que servem a essas relações são frequentemente despriorizadas, subdesenvolvidas e negligenciadas.

A mudança climática é um dos sintomas de uma crise interna, uma crise de relacionamento, que está intrinsecamente ligada a outros desafios sociais, como injustiça, pobreza, doenças mentais e conflitos sociopolíticos.

As mudanças climáticas e outros desafios de sustentabilidade são o resultado da mentalidade de separação da sociedade moderna, que assume que estamos todos separados uns dos outros e separados do resto do mundo.

Queremos sair por aí e consertar as coisas apenas implementando mais tecnologia. Mas não podemos resolver os problemas com a mesma mentalidade que, na verdade, criou esses problemas.

Devemos examinar como internalizamos mensagens culturais profundas de separação, superioridade e instrumentalização, e desenvolver abordagens alternativas baseadas em um senso de interconectividade.

Precisamos descolonizar nossas mentes.

A Prof. Wamsler é a primeira acadêmica que eu conheço que verbaliza a mesma conclusão em que eu também cheguei há oito anos: O problema da crise climática não é (só) um problema externo.

É no micro como é no macro. É em cima como é embaixo - como vimos no post anterior.

E no micro, no individual, está na hora de tomar de volta nossa mente. Para funcionar a nosso favor. Para a criação de uma vida plena e saudável, individual e coletivamente.

É hora de ter a mente como o veículo de criação, ao dispor da Consciência, como ela foi criada para ser.

E, pra isso, vamos dar um passinho de cada vez. Juntas.

Inscreva-se para ficar por dentro.

Bora Plantar Luz!

Turi

P.S.

Como disse o poeta:
"Emancipem-se da escravidão mental, ninguém além de nós mesmos pode libertar nossa mente." - Bob Marley


Rua Pelotas 240/16, São Paulo, SP 04012000
Unsubscribe · Preferences

Peperômia Urbana

Estilo de Vida de Bem Estar e Realização Pessoal para pessoas que desejam um Novo Mundo, com menos ansiedade e mais respeito à Natureza. Ao contrário do "normal" da correria e falta de foco, aqui nós descobrimos como Operar nossa Mente - sair do papel de vítimas ou reagentes ao mundo para o papel de Criadores - e gerar Calma, Realização Pessoal e Felicidade Natural. - by Turi 🌻 | 🌎 'Seja a mudança que você quer ver no mundo' - Gandhi | 🌳 Assine para receber orientações do nosso movimento:

Share this page